Audiência pública discute o risco da falta de combustíveis em algumas regiões
12/12/2012 - 08:41

A Comissão de Minas e Energia realiza hoje, às 10h30, audiência pública para debater o abastecimento nacional de combustíveis.
O deputado Simão Sessim (PP-RJ), que solicitou a realização da audiência, afirmou que, recentemente, foram veiculadas notícias sobre a possibilidade de a forte demanda por combustíveis no Brasil vir a causar situações de desabastecimento do produto em várias regiões.
“Apesar de existir no Brasil, há mais de duas décadas, legislação que obriga à existência de um sistema nacional de estoque de combustíveis, tal legislação não é cumprida pelas autoridades responsáveis. Nem sequer o governo federal, ao encaminhar a proposta de lei orçamentária anual, prevê verbas para a formação dos referidos estoques de combustíveis” reclamou Sessim.
Ontem, o Sindicato Nacional das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom) divulgou dados que mostram que a venda de combustíveis no Brasil deve fechar este ano com aumento de 6,3%, em relação a 2011. A gasolina, que representa 33,6% do mercado, terá um crescimento de 12,2%. Na região Nordeste essa alta chegará a 17%, no Norte e Centro-Oeste, o mercado deve crescer 15% neste ano.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza;
- o superintendente de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Aurélio César Nogueira Amaral;
- o presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustiveis), Paulo Miranda Soares;
- o diretor de Abastecimento e Regulamentação do Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicon), Luciano Libório; e
- o superintendente-adjunto de Abastecimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rubens Cerqueira Freitas.
A reunião será realizada no Plenário 14.
Da Redação/ND
Com informações da Agência Brasil