Ciência, tecnologia e Comunicações

Ministério informa que dois canais serão reservados para radiodifusão digital

05/12/2012 - 17:54  

O secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins, anunciou há pouco que os canais de número 5 e 6 do espectro digital serão reservados para a radiodifusão no Brasil. A informação foi comemorada pelos parlamentares presentes à audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática que discute o futuro da rádio AM e a digitalização da radiodifusão.

De acordo com Lins, essa reserva tem sido debatida com a Anatel. Os demais canais serão divididos. Enquanto as televisões analógicas existirem, elas ficarão com os canais de 2 a 4. Já as televisões digitais deverão ficar com os canais do 7 em diante.

Genildo Lins informou ainda que, apesar do futuro do rádio estar atrelado à tecnologia digital, pelos serviços que acompanham esse tipo de tecnologia, os resultados foram ruins para todos os testes que foram feitos em 15 estações de rádio entre AMs, e FMs de baixa e de alta frequência. “O futuro do rádio é o modelo digital, mas esse futuro ainda não chegou”, disse.

De acordo com o secretário, o sistema sinal digital cobriu apenas 70% da área hoje coberta pelo analógico.

A audiência pública prossegue no plenário 13.

Reportagem - Marise Lugullo/ Rádio Câmara
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.