Política e Administração Pública

Deputados questionam possível tentativa de blindagem

04/12/2012 - 19:20  

O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) considera difícil aceitar a tese do não envolvimento da ex-chefe de gabinete da Presidência da República, Rosemary Noronha, com a quadrilha que negociava pareceres. “Parece improvável uma pessoa ter interferido diretamente na nomeação para cargos em diversos órgãos, ter recebido favores por isso e, mesmo assim, não fazer parte dessa quadrilha”, disse, durante a audiência desta terça-feira na Comissão de Segurança.

Em resposta, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, observou que, entre os cinco indiciados pela Polícia Federal por formação de quadrilha, ninguém trabalha na Presidência da República. “Portanto, não se pode dizer que há uma quadrilha de crime organizado no seio da Presidência”, afirmou Cardozo, em resposta ao deputado Efraim Filho (DEM-PB).

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) também questionou o fato de o nome de Rosemary Noronha não constar das listas de viagens internacionais da Presidência. “Em várias listas, ela não aparece, apesar de ter participado da comitiva da Presidência em algumas viagens”, disse Lorenzoni, favorável à criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as denúncias levantadas pela PF.

Foi o que também defendeu o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR): "Nós temos de ver quem quer a CPI, quem quer esclarecer esses fatos; ou se há alguém que deseja continuar blindando para que ela [Rosemary] não fale e não dê a verdade de forma transparente."

Por outro lado, a deputada Erika Kokay (PT-DF) considera que o simples fato de o ministro comparecer para debater, com os parlamentares, operações recentes da PF já é um “sinal de amadurecimento e de conduta republicana do atual governo”.

O vice-líder do governo deputado José Guimarães (PT-CE) também destacou a transparência das condutas do ministro da Justiça e da Polícia Federal. Para Guimarães, há uma evidente tentativa de envolver o nome do ex-presidente Lula nas investigações em análise pela Operação Porto Seguro.

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.