Segurança

Audiência com ministro da Justiça é adiada para a próxima terça

27/11/2012 - 11:36  

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve vir à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na próxima terça-feira (4), às 10 horas. O debate, previsto para hoje de manhã, foi remarcado após conversa do ministro com o presidente da comissão, deputado Efraim Filho (DEM-PB).

Segundo Efraim Filho, o propósito do adiamento é ampliar o debate, que incluirá também as operações Porto Seguro e Durkheim da Polícia Federal. A audiência de hoje trataria apenas da crise da segurança pública em São Paulo. “Temos poucos fatos concretos e muita especulação [sobre as operações]. Esta será a primeira comissão do Congresso que ele falará sobre esse tema”, afirmou o deputado.

A Operação Porto Seguro investiga um esquema de corrupção para favorecer grupos empresariais em diversas áreas. Deflagrada na sexta-feira (23), resultou no indiciamento de 18 suspeitos de participar de fraude em pareceres técnicos, entre eles estão diretores de agências reguladoras. Os servidores envolvidos foram exonerados ou afastados na segunda-feira (26), por determinação da presidente Dilma Rousseff.

Já a Operação Durkheim indiciou 57 pessoas e prendeu outras 27 na segunda-feira (26). O grupo é acusado de violar sigilos fiscal, telefônico e bancário. Entre as vítimas, a PF diz que estão um ex-ministro, um senador, dois prefeitos, dois desembargadores, uma filial de uma emissora de televisão e um banco.

A ação também atingiu uma quadrilha suspeita de cometer crimes contra o sistema financeiro nacional. Um dos investigados na ação é Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Reportagem - Tiago Miranda
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.