Parlamentares querem ouvir Cachoeira antes da leitura do relatório final
21/11/2012 - 12:32
O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) propôs há pouco que a CPMI do Cachoeira convoque o contraventor antes da leitura do relatório final do deputado Odair Cunha (PT-MG), que está prevista para hoje. “Se ele vier e não falar, podemos prendê-lo de novo”, disse Costa.
O senador Pedro Taques (PDT-MT) concordou com a sugestão: “Passarinho canta dentro da gaiola. Quem sabe esse não fala do lado de fora”, disse, em referência ao fato de Cachoeira ter saído da prisão na madrugada de hoje. O contraventor já foi convocado pela CPMI, em maio, mas optou por não responder às perguntas.
Alguns parlamentares criticaram o fato de que alguns membros teriam tido acesso ao relatório final antes da publicação. A crítica foi baseada na fala do vice-presidente da comissão, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), elogiando a coragem do relator de colocar todos os investigados pela comissão no relatório final. “Ele já faz uma análise do conteúdo do relatório que imagino já ter lido”, criticou o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).
Empresas
No relatório final, Odair Cunha sugere a investigação da Construtora Delta, suas filiais, e de outras 116 empresas pela Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. De acordo com o relatório, os sigilos bancário, fiscal e telefônico quebrados pela comissão deverão ser remetidos a esses órgãos.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Daniella Cronemberger