Direitos Humanos

Comissões debatem situação dos cubanos presos nos EUA por atuarem contra terrorismo

19/11/2012 - 20:26  

Comissões da Câmara dos Deputados realizam mesa-redonda na quarta-feira (21) para discutir a situação dos cinco cidadãos cubanos presos nos Estados Unidos da América, por terem monitorado planos terroristas contra Cuba por dissidentes de ultradireita residentes no estado da Flórida.

Promovido pelas comissões de Legislação Participativa, de Direitos Humanos e Minorias e de Relações Exteriores e Defesa Nacional, o evento será realizado das 12h30 às 14h, no plenário 3 do anexo 2.

Soldados da guerra-fria
A libertação dos “últimos soldados da guerra-fria” - título do livro do escritor brasileiro Fernando Morais sobre a saga dos cubanos - é objeto de campanha internacional, que conta com o apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, um dos realizadores da mesa-redonda.

Os cubanos Gerardo Hernández, Ramón Labañino, René González, Antonio Guerrero e Fernando González integraram a Operação Vespa, cuja missão era obter informações sobre planos terroristas, permitindo assim que as autoridades do país pudessem evitar sua execução em território cubano.

Os terroristas de ultradireita já haviam colocado uma bomba em um avião, provocando a morte de 70 atletas cubanos, além de terem provocado várias explosões em locais turísticos.

De acordo com informações da pesquisa do escritor Fernando Morais, a Operação Vespa limitou-se a proteger o povo cubano de atos terroristas, que vinham se repetindo, sempre planejados e executados pelos mesmos grupos instalados na Flórida, com auxílio de mercenários. Os EUA não sofreram qualquer prejuízo com o monitoramento dos terroristas. Pelo contrário, o governo de Cuba repassou tudo o que descobriu ao FBI - a polícia federal dos EUA.

Em 2006, a 10ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em Brasília, emitiu moção em defesa do acesso à justiça aos cubanos. O documento, que repudiou a prisão e o tratamento aos prisioneiros, acusados de “conspiração”, foi enviado a autoridades norte-americanas.

Durante a mesa-redonda, serão lidas mensagens de Frei Beto e outros intelectuais que apoiam a campanha pela liberdade dos cinco cubanos.

Participantes da mesa-redonda
- Presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Érika Kokay (PT-DF);
- Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC);
- Presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ);
- Coordenadora do Grupo Parlamentar Brasil-Cuba, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM);
- Representante Embaixada de Cuba, Rafael Hidalgo;
- Representante do Comitê Brasília pela Libertação dos Cinco Cubanos, Afonso Magalhães; e
- Presidente da Comissão Especial da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), César Britto.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.