Saúde

Frente Parlamentar recebe manifesto em defesa de pesquisa com células-tronco

07/11/2012 - 12:44  

A Frente Parlamentar de Combate às Doenças Raras se reúne hoje (7), às 17h30, com o Movimento em Defesa dos Direitos das Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (Movela). Será entregue aos parlamentares um manifesto pela vida dos pacientes portadores dessa doença neurológica, que causa atrofia muscular progressiva e tem evolução rápida e fatal. A reunião será realizada no Plenário 10.

No documento, um abaixo-assinado que já conta com quase 10 mil assinaturas, portadores da doença, parentes, amigos e cuidadores reivindicam o investimento em pesquisas com células-tronco adultas no Brasil, em virtude de resultados promissores já registrados por outros países.

O grupo pede ainda uma maior flexibilização das regras de participação de pessoas em testes clínicos de novas terapias e do uso de drogas experimentais.

Criada em abril deste ano, a Frente Parlamentar de Combate às Doenças Raras tem o objetivo de formular leis que possibilitem o desenvolvimento de novos programas de prevenção e tratamento. O presidente da frente é o deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL).

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.