Política e Administração Pública

Maia vai esperar encerramento da CPMI do Cachoeira para decidir caso Leréia

10/10/2012 - 13:43  

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, disse nesta quarta-feira que está aguardando o resultado da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira para dar encaminhamento ao caso do deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) no âmbito da Câmara dos Deputados.

Em julho último, uma comissão de sindicância da Corregedoria Parlamentar recomendou a abertura de processo por quebra de decoro contra Leréia.

Alexandra Martins
Dep. Carlos Alberto Leréia (PSDB/GO)
Leréia ontem na CPMI: amigo de Cachoeira desde 1987.

O parlamentar depôs ontem na CPMI e disse que seu relacionamento com o contraventor Carlos Cachoeira é apenas de amizade. De acordo com as investigações da Polícia Federal (PF), o parlamentar teria recebido dinheiro da organização de Cachoeira. Além disso, teria alertado o contraventor sobre uma operação policial e usado o cartão dele para fazer compras. Segundo a PF, Leréia e Cachoeira conversaram por telefone pelo menos 72 vezes entre março e julho do ano passado.

Segundo Marco Maia, foi importante Leréia ter ido à CPMI e ter feito a sua defesa. “Isso vai dar mais elementos para que o relator possa ter uma convicção sobre esse tema”, disse.

Prorrogação da CPMI
Sobre a possibilidade de prorrogação dos trabalhos da CPMI, o que adiaria a decisão sobre Leréia para o ano que vem, Marco Maia afirmou que isso foge da sua alçada, pois depende do relator, deputado Odair Cunha (PT-MG).

“Quem deve dar uma posição final sobre se prorroga ou não é o relator. Se o relator já se sentir à vontade, se tiver todos os elementos, todos os dados que ele considerar relevantes para seu relatório, não acredito que haja necessidade de prorrogar”.

O prazo para a conclusão dos trabalhos da comissão terminará em 4 de novembro. Na próxima terça-feira (16), os dirigentes da CPMI vão decidir em conjunto com os líderes partidários se ela será prorrogada ou não.

Reportagem - Wilson Silveira
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.