Relações exteriores

Seminário discutirá desafios da política externa

18/09/2012 - 08:15  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizarão hoje e amanhã o seminário “Os desafios da política externa brasileira em um mundo em transição”. O evento vai abordar as transformações dos cenários e conjunturas internacionais e os desafios e oportunidades que se colocam para o Brasil dentro desse contexto de grandes mudanças.

O seminário será realizado no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. As discussões nos seis painéis que compõem a programação servirão para catalisar ideias e elaborar subsídios úteis à formação de uma agenda de políticas relacionadas ao tema.

Os painéis são:

  • O Mercosul e a Unasul: Desafios para o Aprofundamento da Integração Sul-Americana;
  • O Contexto Geopolítico Internacional e os desafios à Política Externa Brasileira;
  • Crise e Reforma do Sistema Financeiro Internacional;
  • Brasil e a Geopolítica da Energia;
  • O Brasil e a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento; e
  • Ascensão da China: desafios para o Brasil.

Convidados
Para a abertura do evento, às 14 horas de hoje, foram convidados o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; a presidente da Comissão de Relações Exteriores, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC); e o presidente do Ipea, Marcelo Neri.

Os painéis contarão com a participação de representantes do poder Executivo, parlamentares, prefeitos, embaixadores e pesquisadores do Ipea e de outros institutos de pesquisa.

Para se inscrever, clique aqui.

Confira a programação do seminário.

Da Redação - RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.