Parlamento Jovem já selecionou estudantes que vão atuar como deputados
Entre os dias 24 e 28 de setembro, jovens de todo o País vão participar de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados.
10/08/2012 - 20:06
O Parlamento Jovem Brasileiro já selecionou os estudantes e os trabalhos que serão apresentados neste ano na nona edição do programa. Foram mais de mil projetos de lei enviados por estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio às secretarias de educação dos estados. Os trabalhos escolhidos foram encaminhados a uma comissão formada por assessores legislativos da Câmara dos Deputados, que selecionou os 78 projetos participantes.
Durante cinco dias, entre 24 e 28 de setembro, jovens de todo o País participarão de uma jornada parlamentar na Câmara, onde vão atuar como deputados federais.
Temas dos projetos
Nos projetos de lei selecionados, destaca-se a atenção dos jovens para a área de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Dos 78 projetos participantes, metade está relacionada aos temas, principalmente no que diz respeito à educação especial, como incentivo à produção de material em braile, educação para alunos com necessidades especiais e acessibilidade. Há também uma preocupação com políticas contra drogas, como projetos sobre campanhas de conscientização e incentivo à criação de clínicas especializadas no tratamento de dependentes jovens.
O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm 8 representantes na Casa, recebem 1 representante jovem.
Veja o resultado da seleção do Parlamento Jovem Brasileiro 2012, com os nomes, projetos e estados dos participantes.
Da Redação/ RCA