Política e Administração Pública

Vice-presidente: CPMI concluirá investigações dentro do prazo

02/08/2012 - 19:02  

O vice-presidente da comissão parlamentar mista de inquérito que investiga as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com agentes públicos e privados, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), disse nesta quinta-feira acreditar que não será necessário prorrogar os trabalhos da CPMI. Segundo ele, as eleições não devem atrapalhar o andamento das investigações, que poderão ser finalizadas em outubro.

Entre as prioridades da CPMI, de acordo com o deputado, estão: identificar o fluxo econômico da organização criminosa, que movimentou recursos por meio de empresas fantasmas e legais; descobrir quais foram os lucros do grupo e quais recursos podem ser recuperados na Justiça para os cofres públicos; e esclarecer quais detentores de funções públicas tiveram envolvimento efetivo com a organização.

Sobre a sucessão de habeas corpus garantindo o silêncio dos depoentes, o deputado lembrou que o trabalho da CPMI não se restringe a depoimentos. “Temos outros meios de provas, como quebras de sigilo, documentos e escutas feitas durante o inquérito. A CPMI já tem muita coisa que estará no relatório do deputado Odair Cunha (PT-MG)”, salientou.

Andressa
Sobre Andressa Mendonça, atual mulher de Cachoeira e acusada de tentar chantagear um juiz para beneficiar o contraventor, Paulo Teixeira lembrou que ela prestará depoimento na terça-feira (7) na condição de investigada, e não de testemunha.

Para o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), os depoimentos da ex-mulher [Andrea Aprígio] e da atual companheira de Carlinhos Cachoeira poderão ajudar nas investigações. “Uma delas tem o patrimônio de R$ 16 milhões, outra de R$ 20 milhões. De onde veio tanto dinheiro?” questionou.

Já o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) disse recear que a CPMI não tenha tempo para ouvir tantos depoimentos e aprovar o relatório: “Nós estamos correndo contra o tempo. Por isso, é importante debatermos a possibilidade de prorrogação da CPMI.”

Da Redação/JPJ
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.