Comissão aprova criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia
06/07/2012 - 17:14

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pela proposta, a nova instituição terá sede no município de Barreiras e oferecerá 35 cursos de graduação.
A meta é atender 7.930 estudantes nos cursos de graduação. O texto original prevê a criação de quatro campi da universidade, nos municípios de Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães.
O relator, deputado Erivelton Santana (PSC-BA), votou pela aprovação do texto e de três emendas com o objetivo de criar um quinto campus na cidade de Santa Maria da Vitória, que tem população de 50 mil habitantes.
“A instalação de um campus na cidade viabilizaria o acesso ao ensino superior de muitos cidadãos, não somente de Santa Maria da Vitória, mas também de diversos municípios que integram a região da Bacia do Rio Corrente”, justificou.
O projeto também prevê a criação de 765 cargos públicos efetivos, além de outros cargos de direção e funções gratificadas, que terão um impacto orçamentário estimado em R$ 9,67 milhões no exercício de 2013.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Daniella Cronemberger