Meio ambiente e energia

Relações Exteriores incentiva jovens a defenderem a sustentabilidade

14/06/2012 - 21:07  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados quer incentivar o protagonismo jovem em torno da sustentabilidade. Em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, a comissão reuniu estudantes universitários e do Ensino Médio na Arena da Barra, no Rio de Janeiro, e abriu espaço para que expressassem suas opiniões sobre desenvolvimento sustentável.

A presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), comentou que o palestrante Oscar Motomura provocou a juventude a opinar sobre sua visão acerca da sustentabilidade. Motomura é o fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, empresa especializada em programas educacionais para executivos. De acordo com a deputada, os jovens participaram discutindo vários temas, como sustentabilidade no emprego, nas relações de trabalho, de produção, de alimentação.

O estudante de Direito Aleksander Rocha e seus colegas da Universidade Federal do Acre aproveitaram a greve dos professores para vir ao Rio participar da Conferência da ONU. Ele se diz otimista em relação à contribuição dos jovens para as decisões sobre o futuro do planeta. “Nós fazemos parte do grupo da visão. Estamos preocupados com o que virá pela frente. Os que estão hoje participando do evento, nas reuniões fechadas, acho que foram os observadores da Eco 92. Nós, que estamos hoje como observadores, poderemos estar decidindo daqui a 20 anos”.

O evento da comissão teve, no entanto, um vilão: o trânsito. Três dos ônibus previstos para trazer estudantes para a Arena da Barra não conseguiram chegar a tempo.

O encontro faz parte da programação da Câmara para a Rio+20. O objetivo é atrair o interesse dos jovens para a temática da conferência, que discutirá os três pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, econômico e social. 

Reportagem - Verônica Lima/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.