Meio ambiente e energia

Veículos de comunicação da Câmara têm ampla cobertura da Rio+20

13/06/2012 - 17:55  

Os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados estão fazendo uma cobertura integrada da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A Agência Câmara, a Rádio Câmara e a TV Câmara manterão equipes nas próximas duas semanas no Rio de Janeiro para acompanhar os principais debates e os eventos paralelos que envolvam discussões legislativas sobre meio ambiente e economia sustentável.

A Rádio Câmara terá flashes diários ao longo da programação com os principais destaques da conferência, com entradas ao vivo e debates, assim como a TV Câmara e a Agência Câmara. Além da conferência, eventos paralelos contarão com cobertura jornalística, em especial os coordenados pelas comissões de Meio Ambiente e Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e o encontro que vai reunir parlamentares de todo o mundo. Manifestações e atividades de organizações não governamentais reunidas na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, também farão parte da cobertura.

Além dos principais acontecimentos em tempo real na Agência Câmara, a TV Câmara e a Rádio Câmara terão programas de debates e entrevistas direto do Riocentro, sede do encontro. Na quinta-feira (21) da próxima semana, às 22 horas, a TV e a rádio transmitirão ao vivo um debate sobre os temas abordados na Rio+20, direto da conferência.

Documentário
Na TV Câmara, estreia no sábado (16) às 21 horas o documentário "O veneno da Jararaca", com reprises no domingo às 2 horas, 13h30 e 20 horas e na quarta-feira às 5h30.

O documentário busca provocar uma reflexão sobre os processos que permitem o acesso ao patrimônio genético dos biomas brasileiros. São abordados temas como legislação, acordos internacionais, entraves à pesquisa científica, registro de patentes, inovação tecnológica e biopirataria.

O filme conta com depoimentos de cientistas, de representantes de órgãos reguladores e do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), integrante da Comissão de Meio Ambiente. O documentário é dirigido pela jornalista Marcya Reis.

Estande
Na Rio+20, a Câmara dos Deputados ocupará um estande de 80 m² no espaço "Parque dos Atletas", próximo ao Riocentro, onde se reunirão os chefes de Estado entre os dias 20 e 22 de junho.
No estande, foi montado um estúdio da TV Câmara para a gravação de programas e entrevistas com especialistas e autoridades. Na sala ao lado, quatro monitores de televisão exibirão documentários, reportagens e campanhas de utilidade pública relacionadas à questão ambiental e à sustentabilidade.

O programa de gestão socioambiental da Casa, o EcoCâmara, apresentará as iniciativas da instituição voltadas para a sustentabilidade e compartilhará dicas e conteúdos pedagógicos. O Departamento de Taquigrafia da Câmara preparou uma compilação dos discursos parlamentares relacionados à questão ambiental, disponíveis em meio impresso e na internet.

Veja detalhes da participação da Câmara na Rio+20, que começou nesta quarta (13) no Rio de Janeiro.

Da Redação/AV-JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.