Maia vai à China discutir intercâmbio parlamentar no âmbito do Brics
30/05/2012 - 19:23

O presidente da Câmara, Marco Maia, viaja à China, no período de 31 de maio a 10 de junho, em missão oficial de retribuição à visita do presidente do Parlamento chinês, em 2006. Segundo ele, estão na agenda negociações para a constituição de um intercâmbio parlamentar no âmbito do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O objetivo é discutir os temas que dizem respeito a todos os acordos internacionais que têm sido feitos entre os países que compõem o bloco. Maia ressalta que se trata de “uma viagem de intercâmbio, mas também uma viagem de negociação dos termos da organização dessas ações que deverão ser desenvolvidas pelos parlamentos dos Brics."
Votação de MPs
Maia informou também que, na próxima semana, o Plenário, sob o comando da vice-presidente Rose de Freitas (PMDB-ES), retoma as votações das medidas provisórias e aprecia o projeto que trata das neoplasias. Por conta do feriado do dia 7 de junho, haverá sessões na terça-feira e na quarta, pela manhã.
Lula X Gilmar Mendes
Marco Maia também voltou a comentar o episódio envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que afirma ter sofrido uma tentativa de pressão para adiar o julgamento do mensalão.
"Neste momento, o importante é que se passe uma borracha por cima deste episódio. Não é um episódio que vai trazer qualquer problema ao País, não vai trazer qualquer dificuldade para o julgamento do mensalão”, disse Maia. “Eu acho que, agora, nós temos que dar um chá de camomila para todos os envolvidos, para que se volte à normalidade e à calma necessária neste momento." Marco Maia avaliou que o ex-presidente Lula faz bem ao não rebater as recentes declarações do ministro Gilmar Mendes.
Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo