Educação, cultura e esportes

Trabalho aprova extensão da Univasf para Minas Gerais

25/05/2012 - 14:40  

Arquivo/ Gustavo Lima
Flávia Morais
Flávia Morais: mudança não foge à concepção original da universidade.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (23) o Projeto de Lei 1584/11, do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que autoriza a Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a estender suas atividades à região de Minas Gerais banhada pelo rio São Francisco.

Instituída em 2002, a Univasf tem sede em Petrolina (PE) e autorização para atuar em todo o semiárido nordestino, com a missão de integrar e desenvolver o potencial econômico, social e cultural da região.

A relatora da proposta, deputada Flávia Morais (PDT-GO), ressaltou que a extensão da universidade para o semiárido de Minas Gerais não foge à concepção que norteou a criação da universidade. “Ao contrário, fundamenta-se exatamente na identidade geográfica e econômica ditada pelo rio São Francisco”, disse.

Motivo justo
Atualmente, os campi universitários da Univasf oferecem mais de 30 cursos de graduação, quatro programas de pós-graduação em nível de mestrado – nas áreas das ciências da natureza, ciências agrárias, veterinária e das engenharias –, além de programas e projetos de extensão em diversas áreas.

Tramitação
Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta