Política e Administração Pública

Câmara assina acordo para implantar visitação interativa

24/05/2012 - 17:01  

A Câmara dos Deputados assinou acordo ontem com a Fundação Assis Chateaubriand para o desenvolvimento conjunto da visitação interativa da Casa. Hoje, a Câmara recebe uma média de 15 mil visitantes por mês. Em visitas guiadas, essas pessoas conhecem a história do Congresso Nacional e um pouco do processo legislativo, aprendem como é o trabalho de um deputado no Plenário e recebem informações sobre as obras de arte expostas na Casa.

O acordo, afirmou o presidente Marco Maia, levará a Câmara a “estimular a participação dos cidadãos, contribuindo para uma formação mais ampla acerca do Parlamento brasileiro”.

No modelo de visitação interativa, esses dados serão expostos de forma mais aprofundada e detalhada, por meio de diversas tecnologias, sem uma ordem preestabelecida de visita entre os espaços. Jogos, animações, vídeos, áudios, maquetes e painéis interativos ajudarão o visitante a aprender mais sobre o processo legislativo, o papel institucional da Câmara, seu patrimônio artístico e arquitetônico, a história da instituição, grandes nomes do Parlamento e os momentos políticos de relevância nacional.
Esses instrumentos serão instalados nos salões Nobre, Negro e Verde, e no Plenário Ulysses Guimarães.

Na avaliação do 1º secretário da Câmara, deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), “essa iniciativa de turismo cívico poderá dobrar ou triplicar o número de visitantes ao Congresso”.

Para implementar o programa, a Câmara tomou como referências as apresentações de conteúdo do Museu da Língua Portuguesa e do Museu do Futebol, ambos em São Paulo. No exterior, alguns parlamentos adotam iniciativas similares, como o Capitólio, nos Estados Unidos, e o Legislativo da Austrália.

A expectativa é a de que as obras para a visitação interativa estejam prontas para as comemorações dos 190 anos do Legislativo brasileiro, em maio de 2013.

Da Redação/ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.