Meio ambiente e energia

Ibama admite que parte do carvão vegetal tem origem ilegal

24/05/2012 - 16:56  

Durante a audiência desta quinta-feira da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Soares Filho, disse que as autoridades federais e estaduais têm fiscalizado e derrubado fornos de carvão irregulares no estado.

No entanto, ele admitiu que parte do carvão vegetal usado nas siderúrgicas do Maranhão e do Pará têm origem ilegal porque a produção regular não é suficiente para atender a demanda.

Pressão das serrarias
Segundo Paulo Henrique Marostegan e Carneiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), as unidades de conservação e terras indígenas localizadas na divisa entre o Pará e o Maranhão sofrem pressões, principalmente, de serrarias que fazem o corte irregular de madeira nobre. Em geral, segundo Carneiro, vão parar nas carvoarias os resíduos das toras transformadas em lâminas pela indústria madeireira.

O representante do ICMBio alertou, além disso, que a região entre o Pará e o Maranhão é marcada por crimes fundiários e o tráfico de drogas e armas. A situação complexa, de acordo com ele, exige uma solução integrada de segurança pública.

Reportagem – Ana Raquel Macedo/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.