Deputada quer ação nacional para atender a pessoas com deficiência
17/05/2012 - 14:55

A deputada Flávia Morais (PDT-GO) sugeriu, em debate na Câmara, a adaptação de todas as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para atender às pessoas com deficiência. Em Goiás, disse ela, a experiência deu certo. O atendente do Sine não só busca conhecer a necessidade do candidato a uma vaga como o acompanha dentro da empresa, para que ele seja tratado com dignidade e permaneça contratado como um bom funcionário.
Ainda segundo Flávia, o dinheiro arrecadado com multas a empresas é investido em cursos de qualificação. "A pessoa com deficiência é uma pessoa de direitos e deve estar ocupando todos os espaços com dignidade e respeito", afirmou a parlamentar.
Flávia Morais participou, nesta quinta-feira (17), da audiência que discutiu as relações de trabalho na perspectiva das pessoas com deficiência, promovida pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
O presidente da comissão, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que propôs o ciclo de debates, declarou que o colegiado poderá elaborar um documento com a sugestão da parlamentar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Na reunião, a auditora fiscal da Secretaria de Inspeção do Trabalho do MTE, Fernanda Maria di Cavalcanti, apoiou a ideia e disse que essa é a orientação do órgão. "Não se trata de qualquer atendimento. Devemos saber as necessidades da pessoa com deficiência", observou. Ele explicou ainda que o Sine é um sistema do ministério, mas sua execução é estadual.
Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira