Política e Administração Pública

Comissão pede informações ao governo sobre venda da empreiteira Delta

Oposição suspeita que a venda da empresa possa encobrir pistas do esquema de corrupção chefiado por Cachoeira.

16/05/2012 - 11:26  

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle aprovou nesta quarta-feira três requerimentos de informação nos quais pedem esclarecimentos ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sobre sua participação na possível compra da empresa Delta Engenharia pela Holding J&F. Diretores da empreiteira são suspeitos de envolvimento nos negócios do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Originalmente, os requerimentos propunham audiência pública com o presidente do banco, Luciano Coutinho, que agora deverá encaminhar os esclarecimentos por escrito.

Os requerimentos foram apresentados pelos deputados Fernando Francischini (PSDB-PR), Vanderlei Macris (PSDB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR).

“É no mínimo estranho que uma empresa pública (BNDES) financie a compra de uma empresa que teve um crescimento astronômico, sendo hoje a 6ª maior construtora do Brasil, além de ser a empresa que mais fatura com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem hoje seus negócios e contratos investigados por uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) e pelo próprio Tribunal de Contas da União (TCU), que inclusive já apontou diversas irregularidades em dezenas de contratos em diversos estados da Federação”, diz Francischini.

“Justamente as contínuas desconfianças sobre a idoneidade da empresa Delta, faz com que haja total desvalorização das ações desta, se tornando um verdadeiro prejuízo para os cofres públicos o financiamento da compra pelo BNDES”, acrescenta.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.