Direitos Humanos

Deputado critica governo por suspender entrega de kits sobre homofobia

15/05/2012 - 17:47  

O deputado Jean Wyllys (Psol-RJ) criticou há pouco o governo federal por não ter levado adiante o Programa Escola Sem Homofobia, que previa, entre outros pontos, a distribuição nas escolas de todo o País de um kit sobre questões de gênero e sexualidade. O material foi produzido, mas está parado há mais de um ano.

“A politica foi suspensa, devido à pressão de forças políticas aqui dentro do Congresso. Infelizmente, a presidente Dilma cedeu. A mídia também abraçou os argumentos fundamentalistas. Primeiro, criticaram a estética do material, depois questionaram a necessidade de algo específico sobre a homofobia. Ora, porque essa prática é mais comum nas escolas do que outras formas de discriminação, como mostram as pesquisas”, argumentou.

O deputado é um dos organizadores do 9º Seminário Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), que ocorre neste momento na Câmara.

Família
A representante do grupo Mães pela Igualdade, Maria Cláudia Cabral, falou de sua experiência de ser mãe de uma filha homossexual. Ela ressaltou que há diferentes modelos de famílias, já reconhecidas pela sociedade, mas que isso não aparece no material escolar. “A Isabela [filha] desde pequena não gostava de bonecas, de vestidos. Mas, por alguma razão que não sei qual, para mim isso nunca foi um problema. Aquela era a minha filha, como ela é”, afirmou.

Maria Cláudia sustentou que a questão de gênero deve ser trabalhada desde da infância, como defende a Unesco. Ela lembrou, no entanto, que o assunto é mais complexo do que se pode imaginar. “A sociedade cria limite do azul e do rosa, do carrinho e da boneca. E, assim, a cultura e a sociedade vão criando um modelo único, e tudo que for diferente está à margem”, declarou.

O seminário, promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura, ocorre no Plenário 9.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.