Médica não condena uso de agrotóxicos, mas alerta para riscos
09/05/2012 - 16:07
Em audiência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a médica especialista em Medicina Preventiva Anamaria Tambellini disse há pouco que não condena o uso de agrotóxicos, mas faz uma ressalva. "Todo o cuidado é pouco, principalmente com as novas substâncias que estão sendo criadas, porque não se sabe as consequências delas nos organismos das pessoas".
Segundo a médica, o princípio da precaução deve ser levado em conta quando há indícios de que determinada substância pode ser prejudicial à saúde - o que é o caso dos agrotóxicos.
Anamaria Tambellini destaca que a produção dos agrotóxicos envolve riscos não só para os trabalhadores das indústrias onde o produto é feito. "As formas de produção, quando não são controladas, podem produzir resíduos que vão contaminar água, solo, ar e, assim, várias outras pessoas", alertou.
Ela ressalta que a variedade de agrotóxicos em uso no Brasil é tão grande que fica difícil para um profissional da saúde identificar o problema do paciente e buscar a possível cura.
A audiência ocorre no Plenário 14.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Renata Tôrres/Rádio Câmara
Edição - Daniella Cronemberger