Divulgação diária de comércio compromete confiabilidade, diz ministério
09/05/2012 - 12:22
O diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Roberto Dantas, defendeu há pouco a necessidade de um prazo maior para que o governo possa tornar disponíveis dados sobre a importação e a exportação de produtos. “A divulgação de dados diários pode comprometer a confiabilidade das informações”, disse. “Precisamos de mais tempo para conseguir apresentar informações com um nível de segurança maior”, sustentou.Dantas participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Dantas, no entanto, afirmou que o Brasil já é o único a divulgar semanalmente dados parciais da balança comercial. Em relação a um detalhamento maior das informações, ele afirmou que a divulgação individualizada, ao nível de empresa importadora ou exportadora, não é praticada pelos Estados Unidos nem pela União Europeia. “Alem disso, o Código Tributário Nacional tem dispositivos que nos impedem de divulgar dados sobre o sigilo fiscal das empresas”, completou.
O consultor da Unidade de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Ronnie Sá Pimentel discorda da opinião de que a divulgação de dados comerciais implique violação de sigilo. “Aumentar o nível de informações pode, ao contrário, garantir mais segurança ao desenvolvimento da indústria brasileira e permitir ao poder público um controle maior sobre práticas comerciais desleais envolvendo esse tipo de atividade”, afirmou.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Murilo Souza
Edição- Mariana Monteiro