Ministério ainda avalia possível impacto do novo Código Florestal
26/04/2012 - 11:30
O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Cavalcanti, Lembrou há pouco que a ministra Izabella Teixeira já havia se manifestado a favor da proposta do novo Código Florestal aprovada no Senado. Segundo o secretário, as mudanças feitas ontem pela Câmara ainda estão em análise. Ele lembrou que, apesar das críticas, o texto ainda tem preceitos de proteção ambiental, e que “é com eles que o ministério vai trabalhar”.
O professor da Universidade de Brasília Sérgio Sauer afirmou que o argumento de que o meio ambiente é empecilho à produção agropecuária foi um “engodo” amplamente usado na aprovação, pela Câmara, deste novo código. Porém, segundo ele, a desproteção ambiental vai gerar exatamente o contrário: insegurança alimentar e rompimento dos pressupostos de uso socioambiental da terra.
Os especialistas participam de audiência pública das comissões de Meio Ambiente da Câmara e do Senado para avaliar os impactos da aplicação do novo Código Florestal. O parecer do relator Paulo Piau (PMDB-MG) foi aprovado ontem pelo Plenário da Câmara e segue agora para a sanção presidencial.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Westphalem