Para governo federal, idosos são coagidos a fazer empréstimo consignado
10/04/2012 - 16:57
A coordenadora Nacional de Políticas para os Idosos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Neuza Muller, afirmou agora há pouco que o número gratuito Disk 100 tem recebido grande quantidade de denúncias de idosos que se dizem coagidos por parentes para contratar o empréstimo consignado. “Outro problema é muitas vezes há um assédio por parte de financiadoras que ligam para oferecer o serviço”, afirmou.
Neuza Muller participa de reunião da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, promovida para discutir o tema, com destaque para o problema do endividamentos de idosos que fazem uso dessa modalidade de empréstimo.
Pela lei, a pessoa pode comprometer até 30% da renda, em até 60 parcelas. No entanto, em muitos casos, o comprometimento da renda é bem maior, pois há aposentados que fazem novos empréstimos antes de quitar a dívida anterior.
Atualmente existem 56 milhões de contratos firmados em todo o País. De acordo com o Ministério da Previdência Social, 70% das pessoas que usam essa modalidade de empréstimo ganham em média três salários mínimos.
A reunião prossegue no Plenário 12.
Reportagem - Jaciene Alves
Edição - Juliano Pires