Frente de fortalecimento da gestão pública reúne-se nesta quarta
11/04/2012 - 08:19
Criada com o objetivo de conferir mais eficiência ao controle dos gastos públicos, a Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública faz sua primeira reunião de trabalho hoje, a partir de 8h30, no 10º andar do anexo 4.
Os parlamentares vão discutir e aprovar a data e o programa de instalação nacional do colegiado, o planejamento de trabalho para esse ano, e, ainda, colher sugestões para a implementação da frente nos estados. O encontro também tem como objetivo apresentar a diretoria, os coordenadores setoriais nacionais e os representantes estaduais da frente, que é presidida pelo deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF).
Na avaliação de Pitiman, este é o momento adequado para priorizar a implementação de mecanismos mais eficazes e transparentes para fortalecer a eficiência da máquina administrativa e o controle dos recursos públicos.
Entre as finalidades da Frente Parlamentar estão apoiar e defender direitos e deveres, diretrizes, atribuições e recursos dos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, direta ou indireta, com foco nos dirigentes, servidores e, especialmente, contribuintes, consumidores e usuários dos serviços públicos.
Coordenações setoriais
A frente apresenta algumas particularidades que a diferenciam de outras frentes instaladas no Congresso Nacional, como, por exemplo, a criação de coordenações setoriais. São sete, no total, cada uma com atuação dirigida para áreas específicas.
As coordenações setoriais nacionais serão ocupadas pelos seguintes parlamentares:
Educação - senador Cristovam Buarque (PDT-DF);
Reforma do Estado - deputado Rogério Carvalho (PT-SE);
Segurança - deputado Fernando Francischini (PSDB-PR);
Obras - deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP);
Transportes - deputado Mauro Lopes (PMDB-MG);
Profissionalização e Meritocracia - deputada Andreia Zito (PSDB-RJ); e
Saúde - deputado Amauri Teixeira (PT-BA).
Outra novidade são as representações estaduais, instâncias que envolverão um parlamentar, seja deputado ou senador, por unidade da Federação. Ao todo, a Frente Parlamentar de Fortalecimento da Gestão Pública contará com 27 representantes estaduais.
Até agora, 21 deputados aceitaram o convite de Pitiman para serem os representantes da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Gestão Pública em seus estados. São eles: Jaime Martins (PR-MG), Cláudio Puty (PT-PA), Danilo Forte (PMDB-CE), Edio Lopes (PMDB-RR), Francisco Escórcio (PMDB-MA), Junior Coimbra (PMDB-TO), Lelo Coimbra (PMDB-ES), Márcio Bittar (PSDB-AC), Márcio Macêdo (PT-SE), Osmar Júnior (PCdoB-PI), Paulo Pimenta (PT-RS), Reguffe ( PDT-DF), Renan Filho (PMDB-AL), Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), Vander Loubet (PT-MS), Marinha Raupp (PMDB –RO), Geraldo Simões (PT-BA), Rubens Bueno (PPS-PR), Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Wellington Fagundes (PR-MT) e Sabino Castelo Branco (PTB-AM).
Da Redação/NA