Educação, cultura e esportes

Debates ampliam divergência sobre liberação de bebidas na Copa

28/03/2012 - 21:26  

Os parlamentares continuam discutindo a liberação das bebidas alcoólicas na Copa do Mundo de 2014. A oposição quer incluir no texto do projeto da Lei Geral da Copa a vedação expressa da venda dessas bebidas, enquanto o governo defende o texto do relator, que deixa a negociação para a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e os estados que tenham legislações contrárias.

Para o líder do PSDB, deputado Bruno Araújo (PE), "é uma covardia" o Congresso não decidir sobre o tema e delegar a decisão para os estados. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), destacou que a liga de futebol europeia (Uefa) decidiu banir a venda de bebidas nos estádios.

Já o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) disse que os parlamentares "não querem seus filhos perto de bêbados" e, dessa forma, seriam hipócritas de aprovar a venda de bebidas alcoólicas.

Por outro lado, o presidente da comissão especial que analisou a proposta, deputado Renan Filho (PMDB-AL), criticou o fato de toda a discussão sobre a proposta ter ficado limitada a esse ponto. "É muito triste estarmos num dia como esse apequenando a discussão na questão das bebidas alcoólicas, que não é a maior questão da proposta".

O líder do PV, deputado Sarney Filho (MA), destacou que a Copa é um "show" e que a venda dessas bebidas será uma exceção. "Não vamos decepcionar o povo brasileiro por causa de uma excepcionalidade", opinou.

Leia a íntegra do texto em votação.

Continue acompanhando a cobertura da sessão.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição - Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2330/2011

Íntegra da proposta