Política e Administração Pública

Deputados homenageiam Ricardo Izar no plenário do Conselho de Ética

Izar morreu em maio de 2008, quando exercia pela segunda vez a presidência do colegiado.

27/03/2012 - 19:41  

O Plenário aprovou em votação simbólica, nesta terça-feira, o Projeto de Resolução 132/08, do deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que denomina Deputado Ricardo Izar o espaço físico onde funciona o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Izar morreu em 2 de maio de 2008, quando exercia pela segunda vez a presidência do colegiado. Para o autor do projeto, Izar foi “um dos mais expressivos e notáveis representantes do PTB de São Paulo”. Ele destacou que o deputado homenageado teve grande atuação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

No primeiro período em que foi presidente do conselho, conduziu a análise de 108 processos movidos contra parlamentares por quebra do decoro parlamentar, quando surgiu o escândalo do “Mensalão”.

“Sob a segura, firme, imparcial e competente direção de Ricardo Izar, o conselho foi diligente e desincumbiu-se satisfatoriamente de sua árdua tarefa”, afirmou José Carlos Araújo, atual presidente do Conselho de Ética.

O filho de Izar, que tem o mesmo nome parlamentar do pai e é do PSD de São Paulo, agradeceu a homenagem. “A angústia de ter de julgar os seus pares foi um dos fatores que levou à morte de meu pai”, disse.

O espaço fica no anexo 3 da Câmara, próximo ao corredor das comissões.

Reportagem – Eduardo Piovesan
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PRC 132/2008

Íntegra da proposta