Saiba mais sobre a Voz do Brasil
16/03/2012 - 12:52
A Voz do Brasil está no ar há mais de 75 anos. O objetivo é levar informação sobre as ações dos três Poderes aos cidadãos dos mais distantes pontos do País. O programa tem uma hora de duração. Os primeiros 25 minutos, constituídos de notícias sobre o Poder Executivo, são produzidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nos cinco minutos seguintes, são divulgadas notícias sobre o Poder Judiciário. Os demais 30 minutos são de responsabilidade do Poder Legislativo, sendo divididos entre notícias do Senado e da Câmara. Além disso, toda quarta-feira é apresentado o "minuto TCU", com notícias sobre as ações do Tribunal de Contas da União.
Criada em 1935, na Era Getúlio Vargas, com o nome de Programa Nacional, divulgava apenas os atos do Poder Executivo. Em 1938, passou a se chamar Hora do Brasil, e sua veiculação tornou-se obrigatória. Durante a ditadura Vargas, tinha papel central de propaganda governamental. Em 1962, a partir da vigência do Código Brasileiro de Telecomunicações, mudou para Voz do Brasil, passando a divulgar também os debates do Congresso Nacional.
Conforme a EBC, a despeito da origem autoritária e de sua veiculação, ainda hoje compulsória, se mantém como fonte de informação de grande parcela da população. Segundo a empresa, o programa tem a maior audiência do rádio nacional. Pesquisa do Instituto Datafolha (1995) informa que 88% dos entrevistados com idade acima de 16 anos conheciam o programa. A maior audiência está nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, onde dois terços dos pesquisados afirmaram ouvir a Voz do Brasil regularmente.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Wilson Silveira