Manifestantes pedem veto total ao texto do Código Florestal
07/03/2012 - 20:27

Sem esperanças com relação ao texto do novo Código Florestal (PL 1876/99), cerca de 1000 manifestantes pediram nesta quarta-feira em frente ao Congresso Nacional que a presidente Dilma Rousseff vete totalmente a proposta que deve ser votada na semana que vem pela Câmara.
Para o Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, que reúne quase 200 organizações da sociedade civil brasileira, tanto o projeto que saiu da Câmara quanto o que saiu do Senado são ruins. Agora, a Câmara deve revisar a proposta aprovada no Senado.
Segundo os ambientalistas, os dois textos promovem mais desmatamento, redução de áreas protegidas e anistia a desmatadores.
Boa parte dos manifestantes faz parte da campanha Mangue Faz a Diferença. Eles afirmam que as propostas em análise facilitam a criação de camarões nos manguezais, o que prejudica a atividade de milhares de famílias que vivem da captura de caranguejos.
Para o coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Beloyanis Martins, a pressão agora tem que ser em cima do Executivo. "Não tem mais esperança no Congresso. A esperança é que a presidenta barre esse projeto. Ela prometeu na campanha em público e a gente agora exige que ela cumpra essa promessa."
Os manifestantes fizeram um cartaz humano com os dizeres “Veta Dilma” e pretendem voltar na semana que vem quando o projeto deverá ser votado na Câmara. Também participaram da manifestação as organizações SOS Clima Terra, WWF, SOS Mata Atlântica, Via Campesina e CUT.
Reportagem - Sílvia Mugnatto/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção
