Relações exteriores

Comissão debaterá restrições da Argentina a produtos brasileiros

01/03/2012 - 14:24  

Leonardo Prado
Renato Molling
Renato Molling: barreiras argentinas prejudicam exportadores brasileiros.

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) vai realizar audiências públicas para tratar das restrições impostas pela Argentina à entrada de produtos brasileiros. Serão convidados para as reuniões os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; e de Relações Exteriores, Antonio Patriota. A data das audiências ainda não foi definida.

O debate foi sugerido pelo deputado Renato Molling (PP-RS). Ele afirma que, por causa da crise econômica mundial, a Argentina passou a adotar medidas de controle de importações e barreiras burocráticas a diversos países com quem mantinha acordos de importação e exportação, incluindo o Brasil e os demais membros do Mercosul.

As medidas mais recentes anunciadas pela Argentina para controle das importações entraram em vigor no último dia 1º de fevereiro. Entre essas medidas está a exigência, pela Receita Federal argentina, de informações prévias sobre todas as importações de bens de consumo.

Segundo o deputado, as restrições argentinas têm atingido diretamente o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil em diversos setores. Molling diz que, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), essas restrições podem atingir cerca de 80% das exportações brasileiras à Argentina.

O requerimento de audiência também foi assinado pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.