Saúde

Comissão sobre bebidas alcoólicas ouve ministro da Saúde hoje à tarde

07/12/2011 - 15:48  

A Comissão Especial sobre o Consumo de Bebidas Alcoólicas ouve hoje às 15 horas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A comissão foi criada para analisar as razões do aumento do consumo de álcool nos últimos anos e propor políticas públicas de prevenção e combate ao alcoolismo.

“Com as várias informações que temos, uma radiografia do País sobre o consumo exagerado de álcool, vamos debater com o ministro Padilha qual o alcance das ações adotas e quais os próximos procedimentos do governo. O Brasil está doente e é altamente permissivo quanto ao consumo de álcool”, afirma o relator da comissão, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), que requereu a realização da audiência.

“A conscientização da população e o estabelecimento de critérios e fiscalização eficiente para que as novas gerações não se tornem reféns do álcool são algumas das diretrizes da comissão especial”, destaca.

De acordo com o parlamentar, os principais tópicos a serem abordados na audiência são: atendimentos dos centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPs A. D.); aumento dos impostos para bebidas alcoólicas e a criação de um fundo específico; alteração na Lei 9.294/96 para definir a cerveja como bebida alcoólica; registro de consumo de álcool por agentes de saúde e equipes de socorro em acidentes e mortes para inclusão em estatísticas; programas de educação para a população indígena sobre o risco do consumo excessivo de bebidas alcoólicas; e a solicitação da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a liberação do comércio de bebidas alcoólicas nos jogos da Copa de 2014.

A reunião será realizada às 15 horas, no Plenário 8.

Da Redação/ JMP

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.