Ministro defende uso estratégico da base de Alcântara
07/12/2011 - 11:00
O ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, defendeu há pouco o uso estratégico do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, como alicerce para que o Brasil possa aprimorar os sistemas de telecomunicações, de monitoramento terrestre e de meteorologia, assim como o sistema de alerta contra desastres naturais.
Segundo o ministro, por estar localizada a apenas dois graus da linha do equador, a base de Alcântara representa eficiência técnica não só em termos de lançamento de foguetes de órbita equatorial, mas também de segurança.
“O governo tem bastante interesse em consolidar essa base. Alcântara é a base mais bem posicionada e é muito segura, por estar próxima ao mar, o que reduz o risco de acidentes para praticamente zero”, disse o ministro, que participa de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, proposta pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
Segundo Mercadante, existem dois grandes projetos atualmente dentro do Programa Espacial Brasileiro. “Temos hoje o VLS1 (Veículo Lançador de Satélites – movido a combustível sólido) e o Cyclone 4, que é um foguete de grande alcance desenvolvido em parceria com a Ucrânia”, disse.
Para garantir o calendário que prevê o lançamento do Cyclone 4 em novembro de 2013, ele destacou a importância de acelerar as obras no Centro de Lançamento de Alcântara. “Cerca de 70% do foguete está pronto e esperamos que as obras possam continuar em ritmo acelerado para cumprirmos o cronograma de lançamento”, disse Mercadante.
A reunião prossegue no Plenário 3.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira