Educação, cultura e esportes

Comissão debaterá concessão de alvarás para circos

08/12/2011 - 08:15  

A Comissão de Educação e Cultura realiza audiência pública hoje sobre a concessão de alvarás municipais para a instalação de circos. O debate foi proposto pelo deputado Tiririca (PR-SP). O objetivo, segundo ele, é sensibilizar prefeitos e entidades representativas dos municípios para o problema enfrentado pelos circos e discutir conjuntamente soluções para estimular a atividade.

“O circo constitui importante manifestação no cenário cultural brasileiro e representa um entretenimento saudável que reúne e diverte diversas gerações. Essa atividade tem presença constante nas localidades mais distantes e muitas delas carentes de bens e serviços culturais”, afirma Tiririca.

O deputado, que já foi proprietário e já trabalhou em circo, explica que as dificuldades para exercer a atividade circense são muito grandes. “Acho que teria que ter mais apoio dos governo federal e estaduais também. O circo ainda sofre muito preconceito”.

Burocracia
As prefeituras, hoje, exigem no mínimo 18 documentos para conceder um alvará de funcionamento. A vice-presidente da União Brasileira de Circo, Marlene Olímpia Querubin, que participará da audiência, argumenta que a burocracia e a falta de espaço físico para montagem dos espetáculos dificulta as atividades dos profissionais da área circense.

“Por isso, estamos participando de audiência pública para sensibilizar os prefeitos a deixar áreas próprias para receber o circo nas cidades. Seriam áreas de grande porte, de 10 mil metros quadrados, que poderiam abrigar tanto os grandes circos, como os médios e os pequenos. E sendo áreas públicas, poderiam também ter um ponto de luz e de água".

Convidados
Além de Marlene Querubin, também foram convidados para o debate:
- o coordenador da Coordenação de Circo do Centro de Artes Cênicas (Ceacen) e da Fundação Nacional de Artes/Ministério da Cultura (Funarte/MinC), Marcos Teixeira Campos;
- o presidente da Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil (ANPV), Arnaldo Acbas de Lima;
- o presidente da Associação Brasileira de Circo (UBCI), Camilo Torres;
- a presidente da Cooperativa Brasileira de Circo, Bel Toledo.

A audiência está marcada para as 10 horas, no Plenário 10.

Da Reportagem/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre