Ciência, tecnologia e Comunicações

Convênio vai levar sinal da Rádio Câmara para Cuiabá

06/12/2011 - 10:01  

A Rádio Câmara assina hoje convênio para expansão do seu sinal para Cuiabá (MT).  A solenidade será realizada às 10 horas (11 horas no horário de Brasília) na Assembleia Legislativa. O acordo é o segundo firmado pela emissora neste ano. O primeiro foi feito em setembro, com o município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Atualmente, a programação completa da Rádio Câmara é sintonizada apenas no Distrito Federal e nas cidades do entorno do DF. As demais cidades do País podem acompanhar as notícias, campanhas, reportagens especiais e programas culturais por meio da internet. Além disso, mais de 1,8 mil rádios reproduzem parte do material produzido pela rádio Câmara gratuitamente.

O gerente do projeto estratégico "Novas Emissoras" da Rádio Câmara, Jairo Ribeiro, disse que a assinatura do acordo com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso representa também ampliação de serviços ao cidadão com economia para os cofres públicos: "O interesse nesses acordos operacionais é promover uma utilização mais criteriosa dos recursos públicos. Nós fazemos uma prospecção para verificar onde existem estruturas públicas, com torres de transmissão, com prédios, para a Câmara não precisar investir na parte física, ou seja, construir prédios, adquirir áreas, levantar torres."

Rede legislativa
O acordo inclui ainda a transmissão da TV Câmara com sinal digital, além de duas horas diárias para veiculação de programação local da Assembleia Legislativa em Cuiabá. O Superintendente da TV e da Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Wanderlei Oliveira, afirma que o acordo é parte do processo de construção de uma rede legislativa nacional.

A 1ª vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), que é radialista, afirma que o convênio entre a Câmara e a TV e Rádio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá um impacto positivo na participação popular no processo legislativo: "A vida do Brasil está posta dentro desta Casa e todos os assuntos que por aqui tramitam são de interesse da população. Então para o Mato Grosso e, posteriormente, para outros estados, a informação será muito importante."

Já existe o pedido de expansão do sinal para todas as capitais brasileiras. Os próximos acordos vão viabilizar a expansão do sinal para Rio Branco (AC), São Luís (MA), Salvador (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Macapá (AP).

Reportagem – Keila Santana/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.