Comissão aprova posto de coronel no Quadro Complementar do Exército
02/12/2011 - 09:51
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou na quarta-feira (30) o Projeto de Lei 1822/11, do Executivo, que cria o posto de coronel na carreira do quadro complementar de oficiais do exército (QCO), ampliando em mais um nível a carreira atual, cuja patente mais alta é a de tenente-coronel.
O relator, deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), recomendou a aprovação. Com a medida, segundo ele, o Exército poderá contar com profissionais experientes em diversas áreas, como estatística e economia.
O QCO, criado pela Lei 7.831/09, é voltado para a contratação de profissionais de nível superior para a atividade-meio do Exército, atividades administrativas ou complementares. São contadores, professores, profissionais de informática, advogados e psicólogos, entre outros.
A proposta não diz quantos postos serão criados, deixando essa decisão para um ato do Comandante do Exército. A exposição de motivos do projeto, assinada pelo ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, argumenta que a criação de mais um posto vai harmonizar o fluxo da carreira do QCO com as demais carreiras do Exército e permitir que profissionais de diversas áreas de formação também possam compor o topo da carreira dos oficiais superiores.
Além disso, a proposta faz ajustes de redação na lei em vigor, substituindo as menções ao Ministério do Exército por Comando do Exército.
Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Wilson Silveira