Cidades e transportes

Para Caixa, vários investimentos em saneamento não geraram resultados

30/11/2011 - 17:31  

A representante da Gerência Nacional para Financiamento em Saneamento e Infraestrutura da Caixa Econômica Federal, Denise Maria Lara de Souza Seabra, ressaltou há pouco que os critérios de financiamento para o setor devem levar em consideração se haverá continuidade dos resultados. “A maioria dos empreendimentos terminaram voltando a ser lixões, o que significa investimento perdido porque não atende mais os propósitos previstos”, sustentou.

Denise Seabra destacou que os lixões emitem grandes quantidades de metano, gás que contribui para o aquecimento global. Com a instalação de aterros sanitários, portanto, é possível não só aproveitar esse gás, como também receber créditos de carbono devido à redução das emissões.

Diante disso, no financiamento dos aterros, os créditos obtidos podem entrar como garantia adicional do empréstimo. Além disso, acrescentou, “a Caixa faz a aproximação entre investidores internacionais e empreendedores no Brasil” por meio de convênios com o Banco Mundial.

Denise Seabra participa da 12ª Conferência das Cidades, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano no auditório Nereu Ramos. A conferência prossegue.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.