Agropecuária

Audiência discute medidas para fortalecer a cadeia produtiva do trigo

29/11/2011 - 08:28  

Ian Britton/FotoFree
Agropecuária - Plantações - Irrigação
Deputado Moacir Micheletto acha que um produto ligado à segurança alimentar merece mais apoio do governo.

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realiza audiência pública hoje, às 10 horas, para discutir a nova política agrícola para a cadeia produtiva do trigo. A iniciativa do debate é do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR).

De acordo com o parlamentar, um produto considerado de segurança alimentar merece mais atenção e apoio. “Deve ser tratado como política de Estado e não apenas de um governo e esses questionamentos serão levados ao conhecimento do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, e da presidente Dilma Rousseff”, afirma o Micheletto.

O deputado acrescentou que é justo buscar e defender um novo modelo de política agrícola para incentivar a produção nacional. “Justamente para reduzir essa eterna dependência externa, que no passado custou ao País 1,5 bilhão de dólares com as importações de 6,3 milhões de toneladas”, explicou Micheletto.

Ele ressaltou que cerca de 150 mil produtores se dedicam a essa cultura que gera em torno de 160 mil empregos diretos e 900 mil indiretos. Micheletto informou ainda que a produção brasileira de trigo é de cinco milhões de toneladas para um consumo de 10,4 milhões de toneladas.

Paerticiparão da reunião:
- o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, Edilson Guimarães;
- a coordenadora de Crédito Rural e Normas da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcia Caruso Theophilo Caldas;
- o chefe-geral da Embrapa Trigo, Sergio Roberto Dotto;
- o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, João Paulo Koslovski;
- Tarcísio José Minetto, assessor econômico da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul;
- Reino Pécala Era, assessor Institucional da Associação Brasileira da Indústria de Trigo;

A audiência está marcada para as 10 horas, no plenário 6.

Da Redação/MM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.