Frente promove seminário sobre ferrovias e desenvolvimento
22/11/2011 - 08:09
A Frente Parlamentar das Ferrovias do Congresso realiza hoje o 1º Seminário Nacional Desenvolvimento e Ferrovias com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.
O evento vai reunir lideranças políticas, empresariais e entidades do setor. Na programação do Seminário serão debatidos os temas: diagnóstico, estratégias, gestão e modelo do sistema ferroviário brasileiro.
O coordenador da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC), defende a necessidade de estabelecer quais são as obras prioritárias para a próxima década no modal ferroviário. Para Uczai é necessário incluir no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) todos os projetos ferroviários. “Estamos conversando com as bancadas dos estados para apresentarem emendas ao PPA, garantindo recursos orçamentários para as obras”. Na opinião do parlamentar, os investimentos em ferrovias servem como instrumento propulsor, seja no fortalecimento da infraestrutura logística, como no desenvolvimento social e econômico das diferentes regiões do País.
Para o ministro, o Brasil tem sua estrutura de transporte concentrada “de forma perversa no modal rodoviário”. Segundo Paulo Sérgio, atualmente existem cerca de 29 mil km de malha, que em parte não está sendo utilizada. “É preciso pensar em fortalecer o setor ferroviário”, afirmou o ministro, ao destacar que o governo federal está convencido da necessidade estratégica de expandir e modernizar a malha ferroviária.
Também já confirmaram presença o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, José Eduardo Saboia Castello Branco; e os procuradores da República Osmar Veronese e Thiago Lacerda Nobre.
No período da tarde farão palestra o relator do Plano Plurianual (PPA), senador Walter Pinheiro (PT-BA); o presidente da frente, deputado Pedro Uczai (PT-SC); o secretário de Política Nacional de Transportes, Marcelo Perrupato; o diretor-presidente da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), Bernardo Figueiredo; e o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Villaça.
Diagnóstico das ferrovias
Na pauta do seminário as obras e projetos ferroviários em curso no País, o debate sobre as atuais concessões das estradas de ferro e o novo modelo ferroviário brasileiro. Segundo Uczai, a intenção é elaborar um diagnóstico nacional das ferrovias para apontar os caminhos para o desenvolvimento deste modal de transporte. “Nós queremos discutir estrategicamente a importância do modal ferroviário para o desenvolvimento da nação. Para tanto, acreditamos ser necessário um grande movimento que resulte no fortalecimento e aprimoramento da política nacional de transportes, tendo nas ferrovias um importante aliado, seja no transporte de cargas como no de passageiros”, destaca.
A expansão das ferrovias é considerada imprescindível para a configuração de uma nova logística de transportes. O modal ferroviário além de ser mais barato, mais seguro e ambientalmente sustentável, contribui para o desenvolvimento de regiões depressivas economicamente, atraindo novas empresas. As ferrovias contribuem também para melhorar as rodovias.
A reunião será realizada a partir das 9 horas, no auditório da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Da Redação/ RCA