Trabalho, Previdência e Assistência

Oposição quer convocar Lupi para esclarecer novas denúncias

16/11/2011 - 11:18  

Veja reportagem da TV Câmara sobre o assunto.

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), disse que a oposição vai apresentar requerimentos para convocar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para depor novamente na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Segundo o deputado, o ministro “mentiu” em seu depoimento anterior e agora precisa dizer a verdade. Antes do novo depoimento, entretanto, a oposição quer ouvir Adair Meira, que comanda uma rede de ONGs conveniadas com o ministério, e Ezequiel Nascimento, ex-secretário de Políticas Públicas de Emprego do ministério.

Meira teria intermediado o empréstimo de um avião para Lupi ir ao Maranhão em dezembro de 2009. A viagem, negada pelo ministro, foi confirmada por Ezequiel Nascimento.

A intenção do líder é votar o requerimento ainda hoje, na reunião marcada para as 14 horas. Ele teme, entretanto, que os deputados governistas impeçam a votação. Ele disse que “o governo federal não pode continuar abafando denúncias de corrupção” e que o Congresso precisa aprovar uma CPI sobre o assunto.

O líder do governo, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse que o governo não vem tentando impedir a convocação de ministros. “O que a comissão resolver está resolvido”, afirmou.

Senado
Com apoio de senadores governistas, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou convite para que o ministro compareça amanhã ao Senado para prestar esclarecimentos sobre as novas denúncias.

Reportagem – Verônica Lima /Rádio Câmara
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.