Educação, cultura e esportes

Fifa defende venda controlada de cerveja nos estádios durante a Copa

08/11/2011 - 12:03  

O secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, defendeu a venda de cerveja em condições controladas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que isso ocorreu nas copas anteriores e não gerou “guerras” de torcidas nos estádios, nem mesmo em jogos de adversários históricos, como Brasil x Argentina e Holanda x Alemanha, por exemplo.

“Temos esse acordo com nossa parceira Budweiser, de venda de álcool controlada nos estádios. A venda controlada significa, por exemplo, que a cerveja é vendida em copos de plástico e não em garrafas ou latas, que podem ser utilizadas como armas”, disse ele.

Valcke afirmou até na Rússia e no Catar, países em que a venda de bebida alcoólica é rigorosamente proibida em estádios, houve uma exceção para a Fifa. “Foi considerado que a Copa é um evento particular e que excepcionalemnte que o álcool seria comercializado nos estádios”, afirmou.

“Não vou assumir compromisso de que não será vendido álcool nos estádios, mas esse pedido será levado em consideração. Sei que essa resposta não é satisfatória, mas é a que posso dar hoje”, afirmou.

Valcke afirmou também que “a Fifa não está aqui para embebedar as pessoas”, mas que os opositores da venda de bebidas nos estádios terão dificuldade de provar que essa medida causou algum problema em copas anteriores.

Ele lembrou também que o Brasil assumiu o compromisso de aceitar determinadas regras da Fifa quando pediu para sediar a Copa. A possibilidade de venda de cerveja nos estádios é uma das regras da entidade.

O secretário-geral participa neste momento de audiência pública da comissão especial criada para analisar o projeto da Lei Geral da Copa (PL 2330/11, do Executivo), no Plenário 1.

Continue acompanhando esta cobertura

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta