Ministra defende mais eficiência para licenciamento ambiental
25/10/2011 - 11:45
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou há pouco que o governo trabalha para que haja mais eficiência nos procedimentos de licenciamento ambiental. Porém, segundo ela, o executivo não está trabalhando com a possibilidade de flexibilização do licenciamento ambiental em nível federal.
No Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente, ela defendeu os atuais mecanismos de licenciamento ambiental por preverem estudo sobre o impacto ambiental. Ela considera, porém, necessário avançar na “governança” no setor. De acordo com a ministra, os governos estaduais, sim, estão trabalhando para a modernização as legislações estaduais de licenciamento.
Rio +20
A ministra do Meio Ambiente ressaltou ainda que no evento Rio+20, no ano que vem, ela espera que o Brasil consolide sua posição de liderança política mundial no setor ambiental. “Defenderemos políticas públicas para a promoção da economia verde junto com a erradicação da pobreza e a geração de renda”, disse.
Segundo ela, a agenda do meio ambiente, aliada à sustentabilidade, é essencial para o desenvolvimento do País. Conforme Izabella, o ministério vem promovendo esforços para que a população brasileira conheça o conceito de sustentabilidade, além de buscar a conscientização para o consumo consciente, especialmente junto às mulheres. “É preciso não parar de consumir, mas consumir melhor”.
No encontro, ela afirmou ainda que deverá anunciar, na semana que vem, números que mostram avanços para conter o desmatamento da Amazônia.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Lara Haje
Edição- Mariana Monteiro