Ciência, tecnologia e Comunicações

Audiência discute Programa Antártico Brasileiro

26/10/2011 - 09:25  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove audiência pública hoje para discutir o Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Os parlamentares querem avaliar como está sendo feito o monitoramento e o acompanhamento das mudanças climáticas no continente antártico e seus impactos no território brasileiro.

O presidente do colegiado e autor do requerimento de convocação da reunião, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), relatou que a península antártica, que avança em direção ao continente sul-americano, tem sofrido fortes efeitos do aquecimento global. Ele ressaltou, porém, que o restante do continente está relativamente bem preservado.

Segundo o senador, caso a maior parte da camada de gelo da antártica ocidental venha a se derreter, devido a uma elevação de 5 graus Celsius da temperatura da água, o nível do mar pode subir em até sete metros, provocando grandes inundações ao redor de todo o globo.

O Proantar realiza, desde 1982, pesquisa nas áreas de Ciências da Terra, Ciências da Atmosfera e Ciências da Vida na Antártida. As atividades brasileiras na região são desenvolvidas na Estação Comandante Ferraz, localizada na Baía do Almirantado; em três refúgios localizados nas ilhas Elefante, Nelson e Rei George; e em navios especiais.

Nos últimos anos, as pesquisas desenvolvidas pelo Proantar têm sido objeto de emendas apresentadas por parlamentares ao Orçamento da União. No exercício de 2009, por exemplo, deputados e senadores aprovaram a destinação de cerca de R$ 19 milhões para a gestão do Programa Antártico Brasileiro.

Convidados
Foram convidados para o debate como representantes da Marinha do Brasil o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, contra-almirante Marcos José de Carvalho Ferreira; e o capitão-de-mar-e-guerra Márcio Renato Leite; também vão participar pelo Ministério do Meio Ambiente a gerente de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, Mônica Brick Peres, e a analista ambiental da Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros, Jaqueline Leal Madruga; e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Jefferson Cardia Simões.

A audiência será realizada às 14 horas, no Plenário 15 da ala Senador Alexandre Costa, anexo 2 do Senado.

Votação de requerimentos
Em seguida haverá reunião ordinária para votação de requerimentos. Os parlamentares vão avaliar os pedidos de audiência pública com pesquisador da Embrapa e também com o chefe da delegação brasileira na reunião preparatória para COP-17, André Corrêa do Lago. O requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pede informações sobre a reunião realizada no início deste mês no Panamá.

Da Redação/RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.