Câmara recebe 300 pessoas para comemorar o Dia das Crianças
19/10/2011 - 19:46

A Câmara dos Deputados abriu as portas na última sexta-feira para um programa diferente: 300 convidados, entre terceirizados que trabalham na Câmara e seus familiares participaram do projeto “sexta cultural” especial do Dia das Crianças. As famílias foram recebidas na rampa do Congresso pela turma do Plenarinho, realizaram visitas guiadas aos plenários da Câmara e do Senado e depois participaram de brincadeiras e oficinas.
O evento é uma parceria entre a Coordenação de Relações Públicas, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Terceirizados do Congresso Nacional (Astecon), e promove eventos culturais voltados para os funcionários e os seus familiares a cada 15 dias, sempre numa sexta-feira.
Esta é a quarta temporada do “sexta cultural”, mas é a primeira vez em que a funcionária Ediana Lopes participa. Ela trabalha na Câmara há 15 anos e veio acompanhada dos dois netos: Anderson, de 14 e Cauã, de seis anos. “Esse programa é ótimo. Eu passo dia trabalhando e as crianças ficam em casa. Agora eles podem ver onde a gente trabalha”, disse.
Cauã disse que gostou de brincar com os personagens do Plenário, já Anderson ressaltou a oportunidade de conhecer de perto os plenários, que ele só via por fotos ou pela televisão. “Ao vivo é diferente, é maior e mais bonito”, avaliou.
A funcionária Lucimeire Siqueira trabalha na Casa há 21 anos e também elogiou a oportunidade de trazer a filha de 13 anos, e as duas netas, de 6 e de 2 anos, anos para conhecer as dependências do Congresso. “É muito bom, as crianças podem sair de casa e ver onde a gente trabalha”, disse.
Democracia
A iniciativa de abrir as portas para a cultura para colaboradores e seus familiares é, na avaliação do primeiro-secretário da Câmara, Eduardo Gomes (PSDB-TO), um ato de responsabilidade social realizado pela Casa. “Esse é um projeto muito importante, que só contribui com o objetivo de tornar a Câmara um centro de exercício da democracia e da boa convivência”, afirmou.
Para o coordenador do “sexta-cultural”, Carlos Alberto dos Santos, a iniciativa tem o objetivo de promover a cidadania para os familiares de muitos colaboradores que trabalham na Câmara, especialmente os de baixa renda. Além de brincar ou assistir a um filme, as famílias são informadas sobre o papel do Congresso e dos deputados.
“A proposta é que as crianças e seus pais possam interagir com os espaços e também tenham informações sobre o papel do Congresso. Muitos dos terceirizados que aqui trabalham nunca entraram no Plenário e esta é uma oportunidade de eles visitarem essa instância tão importante”, explicou.
Realizado desde 2004, o programa teve a quarta edição reeditada no último mês de agosto. Além do turismo cívico-pedagógico, a proposta também tem o objetivo de valorizar o trabalho realizado pelos colaboradores terceirizados da Casa e permitir o acesso das famílias à cultura. O projeto ainda depende de regulamentação da Mesa Diretora e a proposta de normatização está em análise pela 1ª Secretaria.
Reportagem - Carol Siqueira
Edição - Rosalva Nunes