Presidente da Gerdau reclama do alto preço da energia no Brasil
19/10/2011 - 15:35
O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, destacou há pouco que os consumidores residenciais brasileiros pagam 104% de impostos e encargos, enquanto para a indústria o índice é de 107%. Na opinião do representante, a energia, que deveria ser fator de desenvolvimento econômico e social virou fator arrecadatório no Brasil. “Arrecadar por meio da energia é muito cômodo, porque a sonegação é quase impossível, não tem transparência”, afirmou.
O presidente ressaltou ainda que o Brasil, apesar de contar com a fonte mais barata, que é a hidroelétrica, tem a terceira energia mais cara do mundo – R$ 329 por MW/hora. Segundo ele, Itália e República Tcheca apresentam preços mais elevados. Os custos de produção no Brasil, conforme disse, “devem estar abaixo de R$ 10”.
O coordenador da mesa, deputado Eduardo Sciarra (DEM-PR), destacou que o País conta com 27 diferentes legislações tributárias, uma vez que cada estado decide sobre o ICMS.
Jorge Gerdau participa do debate sobre a Agenda parlamentar para energia elétrica: modicidade tarifária, concessões e qualidade do fornecimento, promovido conjuntamente pela Comissão de Minas e Energia e pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional.
O seminário ocorre no auditório da TV Câmara.
Continue acompanhando essa cobertura.
Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Westphalem