Mesa analisa recontagem de votos de deputados de Rondônia
11/10/2011 - 15:20
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados discutiu na reunião desta terça-feira a recontagem de votos das eleições para deputado de Rondônia. De acordo com a recontagem feita pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RO), o deputado Lindomar Garçon (PV-RO) será substituído por Marcos Rogério da Silva Brito, do PDT.
O presidente da Câmara, Marco Maia, explicou que o corregedor terá prazo de 15 dias, a partir do recebimento da defesa do deputado Lindomar Garçon, para tomar uma decisão e remetê-la para a Mesa Diretora. Segundo Marco Maia, será convocada reunião da Mesa para daqui a 15 dias a fim de analisar o relatório do corregedor, porque se trata da perda de mandato de um deputado.
O deputado Lindomar Garçon explicou que foi prejudicado pela candidata Daniela Amorim, que fez parte da coligação pela qual Garçon concorreu, e desistiu de recorrer à Justiça Eleitoral contra a acusação de ficha suja.
Com a desistência de Daniela Amorim, houve mudança no coeficiente eleitoral e mesmo tendo recebido 34.938 votos, Lindomar Garçon terá de deixar a cadeira na Câmara para o candidato que, segundo Garçon, recebeu menos da metade de seus votos.
Representação contra Alcolumbre
A Mesa da Câmara também arquivou representação contra o deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP). A decisão foi meramente burocrática, pois partiu de um engano. Uma operação da Polícia Federal em 2003 investigou o uso de recursos de emendas parlamentares e incluiu o nome do deputado. Mas em 2002 ele não era deputado e não poderia, portanto, ser autor de emendas parlamentares.
Matéria atualizada às 17h25.
Reportagem - Luiz Cláudio Canuto/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção