Política e Administração Pública

Lideranças partidárias defendem relatório sobre reforma política

04/10/2011 - 17:03  

Diversas lideranças partidárias manifestaram apoio à aprovação do relatório da reforma política, do deputado Henrique Fontana (PT-RS), para que chegue à votação no Plenário. Apesar de alguns partidos divergirem sobre pontos do relatório, a preocupação das lideranças é que se encerre a discussão do assunto nesta legislatura.

Fontana afirmou que o momento atual é de acúmulo de forças para fazer uma mudança estrutural que fortaleça a democracia brasileira. Ele disse que seu projeto não é a síntese de suas convicções políticas, mas representa o “ponto médio que reúne a maioria dos setores progressistas”.

Financiamento público de campanha
O foco do relator é obter apoio para o eixo principal de seu projeto, que é o financiamento público de campanha. Segundo Fontana, nas três últimas eleições, o custo das eleições quintuplicou, e está inviabilizando a renovação da política e a entrada de setores mais pobres na política. “Isto é uma verdadeira corrida do ouro, onde as ideias valem menos, as opiniões valem menos, e a capacidade de arrecadar vale mais.”

Fontana também defendeu a proposta de um sistema de votação misto, em que o eleitor escolha o candidato e o partido de preferência. Uma vez que para a composição das listas, os partidos deverão democratizar a sua eleição interna. “A lista que me preocupa é a que os financiadores de campanha fazem com dois ou três definindo quais candidatos terão chance. Queremos terminar com a cláusula de barreira econômica. Não podemos permitir que um cidadão [que tenha menos recursos] tenha peso político menor na democracia brasileira do que aquele que tem milhões.”

O ato em defesa da reforma política prossegue no auditório Nereu Ramos e teve seu peso político reduzido, segundo alguns parlamentares presentes, pelas ausências do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos governares que estavam convidados.

Continue acompanhando essa cobertura.

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.