Começa debate sobre saúde de trabalhadores de siderúrgica
04/10/2011 - 15:07
Começou há pouco a audiência pública para debater os riscos à saúde dos trabalhadores da Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), no Rio de Janeiro. A reunião é uma iniciativa da subcomissão especial sobre saúde do trabalhador, que é vinculada à Comissão de Seguridade Social e Família.
O primeiro a falar é o diretor de recursos humanos da CSA, Valdir Monteiro. Ele está fazendo uma explanação sobre como são tomados os cuidados com a saúde dos trabalhadores. Monteiro disse que antes das atividades da (CSA) começarem, em 2010, eles conversaram com o departamento de recursos humanos da Usiminas, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Cosipa, que têm décadas de experiência no mercado siderúrgico brasileiro.
O objetivo da consulta foi entender como estas companhias cuidavam da saúde dos trabalhadores deles. De acordo com Monteiro, foi observado o trabalho destas empresas e a partir daí foi construído um plano de exame admissional.
Segundo ele, os riscos foram reduzidos. Recentemente foi constatado que alguns trabalhadores estão desenvolvendo bronquite, mas, segundo o diretor, esta enfermidade não está relacionada ao trabalho.
A audiência prossegue no Plenário 12.
Continue acompanhando essa cobertura
Reportagem - Mariana Monteiro
Edição - Marcelo Westphalem