Consumidor

Parlamentares lançam frente em defesa dos consumidores de energia

05/10/2011 - 08:00  

Será lançada em instantes a Frente Parlamentar em Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica e Combustíveis. A frente será formada por cerca de 250 parlamentares, entre deputados e senadores. Entre os convidados para o ato de lançamento estão o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff.

O presidente da frente, deputado César Halum (PPS-TO), afirma que é preciso evitar abusos nas cobranças de tarifas. “Os brasileiros pagam uma das maiores tarifas de energia elétrica do mundo, apesar de o País ter um dos menores custos de produção. Partindo desse princípio, vamos buscar explicações para essa distorção.”

De acordo com César Halum, os debates iniciais da frente vão tratar da renovação das concessões de energia elétrica que vencerão a partir de 2015. “Sou contra a renovação sem licitação das concessões. A realização de leilões para a renovação dos contratos poderá promover forte queda nos preços da tarifa de energia elétrica”, diz Halum.

O 1º vice-presidente da frente será o deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), e o 2º vice-presidente será o deputado Dimas Ramalho (PPS-SP). O secretário-geral será deputado Andre Moura (PSC-SE).

A frente será lançada durante café da manhã no restaurante do 10º andar do anexo 4 da Câmara.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.