Relações exteriores

Comissão pedirá suspensão de recursos do BNDES para obras na Bolívia

28/09/2011 - 17:58  

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional vai realizar audiência reservada com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para discutir a possibilidade da imediata suspensão de repasse dos recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para construção de estrada na Bolívia. A reunião ainda não tem data marcada.

A audiência, aprovada nesta quarta-feira, é de iniciativa do deputado Roberto de Lucena (PV-SP). A construção da estrada corta o Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis) e está orçada em cerca de 417 milhões dólares (cerca de R$ 710 milhões), sendo que deste montante, 332 milhões de dólares serão custeados pelo Brasil. A construção da estrada está sendo feita pela empreiteira privada brasileira OAS Ltda.

Segundo Lucena, as obras provocarão sérios danos à fauna e à flora do Parque Ecológico Tipnis, o que levou a população da região, principalmente os povos indígenas, a se manifestarem contra a construção da estrada.

O mais grave, segundo o deputado, é que os protestantes vêm sofrendo forte repressão da polícia boliviana. “É inadmissível que o Brasil, que deve estar na vanguarda ambiental mundial, fomente a destruição dos recursos naturais. Não podemos admitir que verba pública brasileira seja usada na Bolívia para fomentar a violência contra os povos indígenas”, afirma Lucena.

Da Redação/ RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.